segunda-feira, 2 de abril de 2012

Saga Voraz

Pense em um Big Brother, mas em vez de uma casa suntuosa, uma mata e no lugar de paredões os participantes tivessem que matar uns aos outros até que restasse um único vencedor. Com esta imagem na cabeça, coloque no lugar de mulher bonitas e homens fortes, crianças com idades entre 12 e 18 anos. Estes, caros leitores, são os Jogos Vorazes.
O filme baseado na trilogia de Suzanne Collins está em cartaz desde a semana passada e tem atraído muitas pessoas ao cinema. A história se passa em um tempo futuro em uma nação chamada Panem, onde hoje seria a América no Norte, que foi destruída por uma sequência de guerras. O pais é formado pela poderosa cidade central, a Capital, e rodeada por distritos mais pobres,definidos por uma sequência que vai de 1 a 12. 
Para evitar novas guerras e rebeliões, a capital criou os Jogos Vorazes, uma competição onde cada distrito oferece como tributo dois jovens, um de cada sexo, com idades entre 12 e 18 anos. Televisionado para todo país, ele é uma espécie de reality show para reprimir a sede de justiça desta nação.

A trama é construída em volta de Katniss Everdeen, tributo do distrito 12, que se oferece no lugar da irmã mais nova. A heroína tem 16 anos e, após a morte do seu pai nas minas, sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale. Outro tributo do mesmo distrito é Peeta Mellark. Os dois vão para a Capital onde os jogos se iniciam. 
Jogos Vorazes foi muito colocado na mídia apenas como mais uma saga adolescente, sendo até comparado com Crepúsculo. Mas trata de assuntos completamente diferentes. Entre os temas da história está a pobreza extrema, a fome, opressão, os efeitos de guerra e a futilidade da sociedade em relação ao mundo das celebridades.
A autora mostra isso com certo choque, que no cinema fica evidenciado. No primeiro momento dos jogos você assiste jovens, menores de 18 anos, matando uns aos outros para sobreviver e entreter a sociedade de Panem, principalmente a Capital.  
Com esta temática o filme não pode ser comparado à saga de Stephenie Meyer. Outra distância aparente entre as histórias está a personagem central. Em Crepúsculo, Bella é uma garota frágil apaixonada e completamente dependente de um vampiro. Já Katniss é uma garota forte, que carrega nas costas a responsabilidade da sua família e usa de sua garra e inteligência para tentar vencer um jogo violento.
Dirigido por Gary Ross, o filme conta com um elenco muito bem selecionado e com uma maravilhosa atuação.  Stanley Tucci, Woody Harrelson e Elizabeth Banks mantêm seu alto padrão e dão vida os seus personagens de uma forma fiel à obra original, principalmente Stanley. Se mostrando uma excelente atriz, Jennifer Lawrence soube muito bem dar a vida a heroína e soube transparecer os sentimentos de Katniss, equilibrando a bravura e a fragilidade. Já Josh Hutcherson deixa um pouco a desejar em sua interpretação e não faz com que Peeta seja tão carismático como é no livro. 
Com uma crítica a sociedade, violência adolescente, uma paixão adolescente, este filme vem crescendo como sucesso de bilheteria, aumentando a venda dos livros e prometendo realmente ser uma saga de sucesso. Assista Jogos Vorazes e aguarde pelos próximos filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário