terça-feira, 31 de julho de 2012

Guia de Viagens: Espanha


Último dia de férias, mas ainda dá para aproveitar mais um guia de viagens no blog Cultura Útil. O guia de viagens de hoje é para quem quer conhecer melhor a Espanha, país europeu com patrimônio cultural diversificado, influenciado por diferentes culturas desde os primórdios de sua formação.

Barcelona:

Vicky Cristina Barcelona




Começando por Barcelona. A cidade respira arte, com as obras arquitetônicas de Gaudí, os bares, a música.  Um ótimo filme para conhecer a capital da Catalunha é Vicky Cristina Barcelona. O longa é obra do cineasta Woody Allen.  Cristina vai à Barcelona para conhecer a família de seu noivo e leva sua amiga Vicky para lhe fazer companhia. A cada novo lugar que as duas visitam pode-se ver uma nova perspectiva da cidade espanhola. As duas amigas americanas passeiam pela cidade e conhecem o pintor Juan Antônio, um homem charmoso e muito sedutor. A partir daí suas vidas mudam completamente. O filme conta com Scarlet Johanson, Javier Barden e Penélope Cruz.

Madrid: 

Volver





Para conhecer a capital da Espanha o melhor filme é uma obra-prima do espanhol Almodóvar, Volver. Além de conhecer Madrid, neste filme o espectador pode se familiarizar com a cultura dos pequenos povoados no interior de Castilla- La Mancha. A história conta a vida de Raimunda, interpretada por Penélope Cruz. Uma mulher trabalhadora, com um marido desempregado e uma filha adolescente. Ela e sua irmã Sole, ganha vida com Lola Dueñas, perderam os pais em um incêndio, mas muita coisa não ficou clara desde o acidente.  


Galícia:




A região da Galícia fica a Oeste da Espanha, acima de Portugal. E tem uma cultura muito específica. Com influência da cultura celta, a língua da região se assemelha ao castelhano e ao português. E é lá onde está a Catedral de Santiago de Compostela, padroeiro da Espanha. Muitas pessoas todo ano percorrem o Caminho de Santiago, rota de peregrinação que leva à Catedral. É um itinerário espiritual e cultural.
Um ótimo filme que retrata esta peregrinação é The Way- Caminho de Santiago. O filme conta a história de um pai (Martin Sheen) que viaja para a França para trazer para casa o corpo do filho (Estevez), que havia morrido enquanto percorria o Caminho de Santiago. Uma vez lá, o pai decide completar a peregrinação iniciada pelo filho. 


Viagem ao passado:




Para conhecer um lugar não basta saber como está hoje, mas também entender seu passado. E um dos acontecimentos mais importantes da história da Espanha foi a Guerra Civil que levou à Ditadura de Franco. O filme Labirinto do Fauno nos leva de volta para a época da repressão da ditadura nas montanhas ao norte de Navarra, onde um grupo de rebeldes tenta derrubar o regime.
Quando  Carmen se casa com um oficial fascista ela passa a morar na região com sua filha Ofélia (Ivana Baquero), de 10 anos. Lá a garota descobre um labirinto guardado por um fauno que é a porta para um mundo de fantasias.


Cultura:  

Além de belas paisagens e uma história fascinante a Espanha ainda tem o flamenco. Ritmo musical mundialmente conhecido.  


Carmen




Carmen é um filme que conta a história de uma adaptação da famosa peça 'Carmen', de Bizet. Um coreógrafo decide então misturar a trama que é contada na própria peça com a vida de sua dançarina principal, fazendo uma intencional confusão entre o que se passa na realidade e o que se passa na ópera que ele está adaptando.. 

Flamenco, Flamenco





Flamenco, Flamenco evidencia a evolução da cultura. O filme tem uma fotografia e trilha sonora maravilhosas e vale a pena para quem aprecia a cultura espanhola e também aqueles que querem conhecer um pouco mais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário