terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A vida de Pi




Depois de Lincon com 12 indicações , As Aventuras de Pi está entre os mais indicados ao Oscar neste ano de 2013. O filme do diretor Ang Lee está na corrida por 11 prêmios da Academia, como melhor filme, direção, roteiro adaptado e fotografia.  

Pi Patel conta sua história para um amigo escritor que busca inspiração para o próximo livro e está ali porque lhe foi dito que o indiano o faria acreditar em Deus. Sua história começa ainda em Pondicherry, na Índia. Seu pai era dono de um zoológico, mas decide se mudar com a família e seus animais para o Canadá. Eles viajam a bordo de um imenso cargueiro que , durante uma tempestade,naufraga. Pi sobrevive em um bote salva-vidas, mas fica preso no meio do Oceano Pacífico acompanhado de um macaco, uma hiena e um tigre-de-bengala chamado Richard Parker.
O roteiro de David Magee, indicado ao Oscar, foi baseado no romance homônimo lançado em Yann Martel. Inclusive, o livro já foi acusado de plágio.  A história é muito semelhante ao Max e os Felinos, do brasileiro Moacyr Scliar. Max é um jovem alemão, fugido do nazismo, que viaja a bordo de um navio que transporta animais. Quando a embarcação naufraga, ele acaba em um bote salva-vidas acompanhado de um jaguar. Acho que vimos esta história no paragrafo anterior, não? Algo parecido? O próprio autor admitiu que pegou a história ruim o brasileiro e a melhorou.
O importante aqui não é livro, mas o filme! As Aventuras de Pi foi dirigido por Ang Lee. Um profissional diversificado, o taiwanês já fez trabalhos como Hulk, Desejo Proibido, O segredo de Brokback Mountain e o Tigre e o Dragão. Diferentes histórias, estilos e gêneros com a mesma qualidade de um diretor único. 
Além de muito bem dirigido, o filme conta com uma excelente fotografia e maravilhosos efeitos visuais tanto para criar o tigre companheiro de viagem de Pi, mas como as maravilhosas paisagens em que o filme se passa. Destaque também para a trilha sonora do canadense Mychael Danna que foi indicado pela primeira vez. Mas concorre com o premiado John Williams.

Confira as indicações do Filme ao Oscar 2013:


·         Melhor filme
·         Diretor
·         Roteiro adaptado
·         Fotografia
·         Edição
·         Trilha sonora original
·         Canção original
·         Efeitos visuais
·         Edição de som
·         Mixagem de som
·         Design de produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário