quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Não só das Bruxas vive o dia 31/10

Tem muito brasileiro ligado na cultura de fora que esquece que hoje é dia do Saci Pererê. Essa importante personagem do Folclore brasileiro teve sua origem entre os indígenas do sul do país, mas sua história se espalhou por todo território nacional. 

A figura do saci tem diferentes versões, algumas como maléfico, outras apenas como um travesso. No norte do país, misturado com a mitologia africana, o Saci se transformou em um negrinho de uma perna só, conhecido assim até hoje. Também da cultura africana veio o pito, espécie de cachimbo. Já da cultura européia veio o gorro vermelho. Inspirado naquele usado pelo lendário trasgo, criatura do folclore Português.

O dia 31 de Outubro como dia do Saci foi instaurado em 2005 como uma forma de trazer as figuras do folclore brasileiro em contraponto à cultura americana do dia das Bruxas que tomou o consciente cultural popular. 

Aproveite um pouco mais do travesso negrinho de uma perna só:



O Saci-Pererê: resultado de um inquérito

Obra do escritor Monteiro Lobato se iniciou como um complemento do jornal O Estado de São Paulo para explicar melhor a grande personagem do folclore brasileiro. No fim, a história se tornou um livro do escritor, que acabou adotando o personagem na sua famosa série de livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo.


Turma do Pererê

Nás paginas da Revista O Cruzeiro, Ziraldo criou a Turma do Pererê. A personagem principal, claro, era o negrinho do do capuz vermelho e uma perna só. Ao lado dele havia também o índio Tintim,  o colho Geraldinho; Galileu, a onça; Professor Nogueira  a coruja. O Pererê tinha até uma namorada, a Boneca-de-Pixe. Em 1998, a tira ganhou uma versão para a televisão que foi transmitida pela TV Brasil



Castelo Rá-Tim-Bum

O Saci faz até ponta no Castelo Rá-Tim-Bum, seriado infantil de Flávio de Souza e Cao Hamburguer, transmitido pela TV Cultura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário