terça-feira, 10 de julho de 2012

A Mediadora


Em quatro dias li seis livros. Parece muito, mas essa série é bem gostosa de ler, então não foi nada difícil. Estou falando dos livros da série Mediadora da Meg Cabot. Eu comecei a ler a série com 13 anos, bem adolescente né, mas resolvi reler após um acontecimento que me afetou bastante.
A história é sobre Suzannah Simon uma garota de 16 anos que viveu sua vida toda em Nova York, mas como sua mãe se casa novamente ela tem que se mudar para Carmel, no Norte da Califórnia. Até aí a história é bem comum. Mas Suzannah tem um dom muito especial, ela é uma mediadora, ela pode ver e falar com fantasmas e tem o ofício de leva-los para o outro lado, que ela mesma não sabe exatamente do que se trata. Ela leva seu “trabalho” até que bem, mas o problema é que quando chega a sua nova casa, seu quarto é assombrado por um jovem latino muito bonito, difícil de não se apaixonar, que morreu há 150 anos.
Suzannah, que não sabe muito sobre religião, entra para uma escola Católica, a Missão Junipero Serra, construída em 1700 na época da colonização espanhola e a catequização dos índios.  Em um primeiro momento Suzannah temeu que o lugar estivesse cheio de fantasmas, por causa da idade do prédio. Mas ela descobre que o diretor, Padre Dominic, também é mediador e já fez todo o trabalho quando chegou lá. Suzannah encontra então alguém que pode ajudá-la em sua missão.

A história de adolescente tem um quê de sobrenatural, relendo esse fim de semana pensei bastante em sua relação com outras séries adolescentes da atualidade, como bruxos e vampiros. Mas o interessante na Mediadora é que Cabot explora bastante o pós-vida e como os que ficam sofre pelos que foram. Às vezes os problemas dos adolescentes talvez não sejam apenas a escola e as paixões, mas também lidar com a morte de um parente ou até um amigo. Um assunto muito delicado que é trazido à tona de uma forma bem interessante.

O primeiro livro, terra das sombras, tem como trama principal uma garota de 16 anos, Heather, que se mata porque foi largada pelo namorado. Depois do que fez ela se arrepende e começa a assombrar seu namorado. Suzannah tem então que ajudar esta garota a seguir em frente e deixar sua vida passada, porém a tarefa é bem difícil. Creio ser bem interessante a forma com que a autora trata o tema suicídio. Algo que está cada dia mais comum no mundo dos adolescentes. Seja a vergonha de ter religião, o isolamento causado pela internet ou até a intensidade que os adolescentes assumem com tudo o que acontece ao seu redor.

Os outros livros contam muitas outras aventuras da jovem mediadora na Califórnia. Abordando sua adaptação, outros fantasmas que precisam de ajuda e até a descoberta do que matou o lindo fantasma que assombra seu quarto. Desde que descobri a série, há 6 anos, já li e reli várias vezes e está entre meus livros favoritos e me ajudou bastante a encarar a morte de uma forma diferente e facilitou bastante o processo. 

Atualizado em 2013:

No começo deste ano a autora, Meg Cabot, anunciou que está planejando criar um novo livro. Mesmo  que o fim do sexto livro tenha agradado, Cabot acredita que tenha mais o que contar sobre nossa querida Suzannah. Mas ela disse que ainda vai demorar pois este livro requer uma pesquisa sobre o passado de Carmel. 

Além disso os planos de criar um filme talvez tenham ido por água abaixo. Mesmo que a Disney já tenha comprado os direitos viu-se diante de um desafio. Mas não se preocupe, a ideia agora é criar uma série de TV.  Bom, agora é aguardar a realização destas novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário