segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013





O Oscar deste ano foi apresentado por Seth MacFarlane, diretor de Ted e criador de Family Guy.  A ideia de colocá-lo como apresentador já havia sido questionada pela mídia e por isso ele inicia a apresentação com uma brincadeira na qual William Shatner, interpretando seu personagem de Star Trek, Capitão Kirk, vem do futuro para avisar que Seth foi um fiasco como apresentador.

Na verdade, o humor dele não convenceu muito, mas não foi o suficiente para estragar a cerimônia. Este ano a premiação tinha como tema os musicais. Com este tema, contou com apresentação do número “All That Jazz” do musical Chicago interpretado por Catherine Zeta Jones. O elenco do musical ainda subiu ao palco para entregar os prêmios de a Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção






Além deles, o filme Dreamgirls também foi lembrado com apresentação de Jennifer Hudson cantando “ And I’m Telling You”. O elenco do filme Os Miseráveis também subiu ao palco para interpretar um medley das músicas do filme "One Day More" e "Suddenly".



Homenageado também foi a sequência do 007. Completando 50 anos, os filmes do famoso James Bond ganharam de presente uma apresentação de Shirley Bassey cantando o tema da série, "Goldfinger”  



O grande vencedor da noite foi Argo, que depois de vencer o Globo de Ouro, se tornou o favorito para o prêmio de melhor filme no Oscar 2013, e foi o que aconteceu.  Ben Affleck saiu de Buffy - a caçadora de vampiros como o jogador de basquete #10 para se tornar diretor do melhor filme pela Academia. O filme também recebeu o prêmio de Roteiro Adaptado e Melhor Edição.



O grande prêmio da noite foi anunciado pela primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama. Antes de divulgar o grande vencedor ela fez um discurso sobre a importância da arte, principalmente o cinema, na vida dos jovens, não só americanos, mas como de todo o mundo.

As Aventuras de Pi desbancou o recordista de indicações Lincoln e recebeu 4 prêmios. Ang Lee foi consagrado como o melhor diretor. O filme também foi premiado por Melhor Fotografia, Trilha Sonora Efeitos Especiais. Não é para menos, já que 75% do filme foi criado na pós produção com cenários e animais feitos por computação.

Para Lincoln ficou o prêmio de Melhor Ator para Daniel Day Lewis. O artista mereceu a premiação já que ficou o tempo todo de gravação dentro de sua personagem, 24 horas por dia em 7 dias por semana como o presidente americano. Com a nova estatueta ele chegou a marca de três prêmios como melhor ator. O filme também recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte. O prêmio foi entregue pela atriz Meryl Streep que foi apresentada por Seth como uma atriz que não precisa de apresentação. Como brincadeira ele deixou o palco sem falar nada além disso e deixou ela mesma entrar e mostrar ao público quem é. 

Uma surpresa da noite foi o prêmio de melhor atriz que ficou com a jovem atriz Jennifer Lawrance. Muitos tiveram como preferidas Jessica Chastain de A Hora Mais Escura e Emmanuelle Riva, atriz mais velha a ser indicada, por Amor. Mas a atuação da garota depressiva que perdeu o marido em O Lado Bom da Vida lhe rendeu o primeiro Oscar. A garota ficou tão emocionada que tomou um tombo subindo as escadas para receber sua estatueta. Este foi o único prêmio de 8 indicações que o filme recebeu.



Tarantino, depois de chocar a sociedade com Django Livre, foi consagrado como o Melhor Roteiro Original na noite de premiações. Já Christoph Waltz, que interpretou o doutor Shoultz foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante. Ele, que com genialidade, deu vida ao excêntrico e sarcástico caçador de recompensas e levou seu x prêmio da academia.


Já o filme Os Miseráveis, além da apresentação conquistou os prêmios de Melhor Maquiagem e Cabelo, Mixagem de Som como Melhor Atriz Coadjuvante  para Anne Hathaway. Ao receber o prêmio elogiou suas concorrentes, agradeceu sua equipe e os colegas de trabalho e seu marido e família. E terminou dizendo que gostaria que esperava que em um futuro próximo não tivessem mais Fantines em nosso mundo e isto se tornasse a penas uma história. Se ela acertou com a atuação e discurso não pode se dizer isto de seu vestido que virou piada na internet: O Tumblr Anne PalmitoWay.



Amor, melhor filme estrangeiro. Já era esperado, já que estava indicado como Melhor filme. O longa do diretor Michael Haneke realmente mereceu o prêmio com uma história intensa e dramática. E mesmo que não tenha levado o prêmio, a interpretação de Emmanuelle Riva é impecável.



Já para o agente que está a 50 anos no cinema, o filme Skyfall recebeu os prêmios de Melhor Edição de Som, um empate com A Hora Mais Escura e Musica Original com “Skyfall” da Adele. A cantora que se emociounou ao receber o prêmio também cantou a música no palco do Oscar. A artista britânica tem dois discos e já recebeu 7 Grammys, Um Globo de Ouro e agora seu primeiro Oscar.



Segue a lista dos outros ganhadores.

MELHOR ANIMAÇÃO
Valente, de Mark Andrews e Brenda Chapman 

MELHOR FIGURINO
Anna Karenina – Jacqueline Durran 

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Searching for Sugar Man

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
Inocente – Sean Fine e Andrea Nix Fine

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Paperman – John Kahrs

MELHOR CURTA-METRAGEM
Curfew – Shawn Christensen 


Nenhum comentário:

Postar um comentário