sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os olhos de um repórter sobre a Ilha de Fidel Castro

Fernando Morais dá palestra na Faculdade Cásper Líbero e fala sobre nova obra que discute a política de Cuba

Fernando Morais é um ótimo contador de histórias, mas histórias reais. Ele soube retratar a vida de grandes personagens como Olga Benário e Chatô. Além de revelar a fechada Cuba para seus leitores ao escrever A Ilha. Livro  que é fruto de sua viagem ao país socialista em 1975, enquanto o Brasil estava em plena ditadura militar.
  
Com toda sua humildade e informalidade fez uma palestra do dia 6 de outubro na 19ª semana de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero para contar aos alunos detalhes sobre sua carreira no jornalismo e da produção de seus livros sobre a reclusa ilha de Fidel Castro.

Após quase 30 anos de A Ilha, Cuba volta a ser tema de um livro-reportagem do autor. Seu mais recente lançamento, Os Últimos Soldados da Guerra Fria, foi um dos temas comentados em sua palestra. O livro fala sobre o alongamento da guerra fria com a Rede Vespa, grupo de 15 agentes secretos cubanos que invadiram os Estados Unidos para impedir ataques terroristas ao governo de Fidel.

O livro retrata, do lado americano, os Anticastristas, grupo de oposição à Fidel Castro composto em sua maioria por cubanos que viviam nos Estados Unidos e serviam ao FBI. O principal responsável pelos maiores ataques anticastristas foi Cruz Léon, entrevistado por Morais na penitenciária de Havana. Ele disse “Não sabia o que estava fazendo, só queria explodir tudo como Sylverter Stalone em seus filmes”.

O livro não narra apenas as “aventuras” dos agentes secretos, mas também faz uma análise sobre a relação política entre Cuba e Estados Unidos desde a revolução de 1959 que levou à derrubada do ditador Fulgêncio Batista e a implantação do sistema socialista.

Os Últimos Soldados da Guerra Fria não é apenas uma reportagem nem apenas um dossiê com informações reunidas. É um relato detalhado do que parece ser uma aventura de espiã digna de filmes norte-americanos com estrelados por grandes atores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário