terça-feira, 26 de junho de 2012

15 anos de magia



Sei que ultimamente o blog tem tratado apenas de Cinema, mas para mim ele é um espaço onde eu falo sobre qualquer manifestação de cultura que me afeta e eu compartilho este efeito com vocês leitores. Hoje o assunto é literatura. Uma série de livros que se tornou um grande negócio, com filmes, brinquedos, parques de diversões, experiência de literatura online e muito mais. Hoje faz 15 anos que Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado mudando o rumo da literatura infanto-juvenil.


Harry Potter, órfão de pai e mãe, sai da casa dos tios aos 11 anos para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele descobre que não é apenas um menino comum, mas sim um bruxo famoso que deteu o maior feiticeiro das trevas que o mundo da magia já viu. Neste novo mundo ele encontra amigos fiéis e grandes aventuras para derrotar as forças do mal. Esta história todos conhecem. 

Esse mundo criado por J.K. Rowling marcou a vida de muitas pessoas criando personagens que fizeram muitos leitores se identificarem e valores que muitos levaram para a vida. Além de valorizar muito suas personagens femininas, mesmo sendo o protagonista desta história um jovem garoto. Para muitas garotas, a personagem de Hermione foi de grande importância para suas vidas, pois permitiu a aceitação  de quem elas são. O que pode parecer utopia, mas para a própria autora, em quem se espelhou para criar a personagem, funcionou e sendo ela mesma se tornou a primeira autora bilionária do mundo. 

Um fenômeno da literatura, a série Harry Potter vendeu cerca de um bilhão de exemplares, até dezembro de 2011, em mais de 67 idiomas. E em 15 anos transformou a vida de jovens e adultos ao redor do globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário